Attersee - A ponte negra

O Attersee, com 46 km² e 169 m de profundidade, é uma importante área de mergulho na região de Salzkammergut, na Alta Áustria. A maioria dos cerca de 25 locais de mergulho estão localizados na costa leste, assim como o local de mergulho mais famoso - a Ponte Negra. A entrada fica no quilômetro 12,0 entre as aldeias Weyregg e Seefeld. O local de mergulho é caracterizado por um declive parcialmente vertical, dotado de uma pequena parede íngreme saliente, que passa a cerca de 50-55 metros de profundidade de água numa encosta inclinada de seixos. O nome do local de mergulho foi criado pela água negra e cintilante abaixo de uma ponte rodoviária localizada no extremo norte do local de mergulho. Para chegar à entrada é necessário atravessar a Uferstraße (estrada à beira-mar), pois as poucas possibilidades de estacionamento (cerca de 3-4 carros) ficam no lado oposto da estrada. Aqui aconselha-se especial cuidado, pois a estrada para norte só se avista muito brevemente. Logo após a descida vire à direita (margem à direita). Após 5 minutos, o mergulhador atinge as primeiras formações rochosas a uma profundidade de 5 a 8 metros. Para explorar a secção mais bonita da parede íngreme, não siga esta borda rochosa diagonalmente para a profundidade, mas mergulhe mais 5 minutos a cerca de 8-10 metros de profundidade sempre em frente. Lentamente, as formações rochosas com declive acentuado tornam-se numa verdadeira parede íngreme que chega quase à superfície da água no meio do local de mergulho. Neste ponto, a descida vale especialmente. O mergulhador tem a mais bela vista da parede a uma profundidade entre 20 e 30 metros. Rochas lisas verticais com pequenas saliências ou saliências podem ser admiradas aqui. Se for submersa ainda mais, o que deve ser reservado em particular aos mergulhadores técnicos de mistura de gás, a parede termina a cerca de 50 metros e passa por uma encosta inclinada de seixos. Este é caracterizado por pequenos e grandes blocos de rocha, galhos, pequenos troncos de árvores e um ou outro lixo de civilização como uma bicicleta velha. Esta encosta continua até uma profundidade de cerca de 100 metros, mas torna-se mais plana no meio do lago. O mergulhador inicia sua subida após atingir a marca dos 30 metros com a parede do ombro direito e chega ao final da formação cerca de 25 a 20 metros de profundidade – local de destaque onde a parede quase faz uma dobra. Se você mergulhar mais neste ponto, o mergulhador reconhecerá claramente o final do local de mergulho a 10 metros ao norte. Aqui ele faz o curso de reversão e continua a subir (margem ombro esquerdo) de volta à saída. Na área rasa demora cerca de 20-25 minutos para chegar ao outro lado. Em uma profundidade de água de cerca de 5 a 8 metros você encontrará grandes Biênios nas fissuras. De volta ao ponto de entrada também é possível observar um ou outro lúcio na zona plana. Um local de mergulho maravilhoso que vale pelo menos 2 ou 3 mergulhos.